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04/10/2017

Qual é a Importância da Internet no Mundo Empresarial?

Tirar partido do potencial da Internet é hoje um fator decisivo para o sucesso do indivíduo e para as empresas. Subestimar a sua importância levará seguramente à perda de competitividade pessoal e corporativa.

Atualmente o impacto da Internet na atividade empresarial é enorme, a Internet aparece no final do século passado e com ela surge um novo modelo económico. A Internet põe em causa uma série de modelos de negócio e impulsiona uma nova era globalizada e digital.

Esta nova era traz consigo benefícios únicos a muitas empresas que apostam neste veículo para terem mais visibilidade e notoriedade junto dos seus consumidores. Com custos mais reduzidos e maior capacidade de exposição do que os meios utilizados anteriormente, o marketing online é algo que veio para ficar. O consumidor tem cada vez mais necessidade de se informar antes de adquirir um produto ou serviço, portanto o meio que ele utilizará será claramente, a internet, as empresas deveriam deverão sempre lutar por ser as primeiras a aparecer nos resultados do motor de busca.

Pergunte a si mesmo, quando faz uma pesquisa no google, quantas vezes clica para ir à segunda página e quantas vezes prefere refazer a pesquisa caso o resultado inicial não tenha sido o desejado? Um posicionamento online otimizado pode fazer a diferença entre um negócio fechado ou um negócio perdido.

Tudo começa com a adoção rapidíssima do correio eletrónico, pela democratização do acesso à informação, pelo baixo custo de utilização, originando uma nova era da colaboração universal.

No início do século XXI, devido ao sucesso de empresas como a Amazon ou o Ebay, o pensamento que bastaria ter um website para se ter um projeto empresarial bem sucedido ficou durante muitos anos na mentalidade dos empresários.

Com o aparecimento do motor de busca da Google e mais tarde com o surgimento dos smartphones esta mentalidade tende a dissipar-se cada vez mais. O motor de busca da Google tem 67% de quota de mercado nos EUA, o Android e o Ios juntos têm mais de 90% do mercado dos sistemas operativos móveis. Mais tarde surge o Facebook em toda a sua potência e o Youtube, nascendo assim o boom das Redes Sociais, mudando comportamentos tanto de consumo como comportamentos sociais.

Os hábitos de consumo mudam, o mercado altera-se e só as empresas que se adaptam é que sobrevivem.

Os mais de 2,8 mil milhões de pessoas ligadas em rede são uma força incrível, tanto ao nível de potencial de negócio, como em poder de mobilização, conhecimento e opinião. Passamos mais tempo na internet do que a ver televisão, a ouvir rádio ou a ler jornais. Estamos constantemente a aceder à internet para obter conhecimento e informação. Muitas das nossas decisões e convicções são hoje totalmente influenciadas pelo que lemos e vemos pela internet. O benefício que se espera tirar da internet não é igual para todas as organizações, dependerá das características das mesmas e dos seus objetivos estratégicos.

As estratégias mais utilizadas pelas empresas para terem um posicionamento de topo na internet são os Links Patrocinados (Publicidade na Google, ou Google Adwords), a otimização dos websites para os motores de busca (SEO), o Marketing Direto ou Email Marketing, as Redes Sociais e o Marketing de Conteúdo (informação de qualidade para criar confiança e ajudar o potencial cliente na decisão de adquirir o produto ou serviço).

O marketing digital exige um planeamento eficiente para toda e qualquer empresa. É um conjunto de estratégias englobadas numa ferramenta extremamente competitiva com um custo muito mais reduzido do que as ferramentas a que estamos habituados, visto que a internet é algo que faz parte do quotidiano de 2.8 biliões de pessoas por todo o mundo, seja através de pc’s, laptops, smartphones ou tablets.

Como referido anteriormente, o consumidor alterou os comportamentos, o mercado alterou-se e as empresas terão de se adaptar a esta nova era e a estes novos hábitos de consumo. Os empresários terão de apostar em meios de marketing e publicidade diferentes do que até então estavam habituados para poder atender às novas necessidades de informação e consumo. Estas ações só terão resultado se a estratégia for bem delineada e orientada às necessidades dos clientes.

“As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.” Leon c. Megginson

Por todas estas razões o marketing digital e a importância da internet no mundo empresarial deveria ser encarado por todas organizações não como mais um custo, mas como algo que pode realmente trazer vantagens competitivas que nunca pensariam vir a ter.

Pedro Silva
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