Crie o seu CV
Crie o seu CV
06/09/2017

5 habilidades de negociação a reter

Saber negociar não é necessário apenas para quem faz transações económicas, trata-se de habilidades e competências para a vida que são úteis para qualquer pessoa.

No passado era normal que antes de qualquer transação ocorresse uma negociação, hoje essa tradição mantém-se apenas para grandes compras. Mas as habilidades de negociação ainda são muito valiosas, não apenas para essas situações, mas também para o seu quotidiano.

Existem várias situações em que as competências de negociação podem impulsionar a sua carreira e vida pessoal, como negociações de salário ou até mesmo a discussão para decidir onde um grupo de amigos vai comer. Leia a seguir algumas habilidades de negociação que merecem ser aprendidas:

1. CONFIANÇA

A relação entre compradores e vendedores já foi rigidamente estabelecida pelos anos de treino e cultura onde a etiqueta de preço é a palavra final, mas nem todas as negociações são bem assim. O mais importante ao iniciar uma negociação é demonstrar confiança. Para uma negociação bem-sucedida acontecer, antes de começar precisa de se convencer a si mesmo que está no direito de discutir a situação.

A única forma de chegar a esse resultado é praticando. Comece com passos pequenos, não necessariamente ligados às transações económicas. Isso pode ser uma negociação em casa relacionada com quem vai fazer determinada tarefa, uma conversa com algum professor por uma oportunidade para melhorar uma nota ou outra situação em que se sinta confortável.

2. SOCIABILIDADE

Grandes negócios podem ser feitos entre adversários, mas não entre inimigos. Não importa o que está a ser negociado, a habilidade de estabelecer a harmonia e manter a conversa agradável é útil para qualquer um. Lembre-se que negociar parece-se mais com uma dança do que com uma luta. Os melhores acordos são aqueles em que ambas as partes estão satisfeitas no final.

3. CONTROLO DAS EMOÇÕES

Imagine que encontrou exatamente o que procurava numa feira. Parabéns, agora é a hora de manter as suas emoções controladas e começar a negociar. Lembre-se que parte da sua vantagem é não deixar que o seu entusiasmo seja evidente, e de deixar implícito que tem outras oportunidades.
Se se tornar evidente que para si é importante que a negociação vá para um lado, automaticamente a outra pessoa fica a saber que está disposto a pagar bastante por esse resultado, seja isso uma compra ou não. Por isso, as negociações exigem que mantenha os seus sentimentos bem guardados.

4. PACIÊNCIA

As negociações podem ser estranhas, principalmente para quem tem pouca experiência na área. Mantenha-se calmo e tente não fazer a primeira oferta. Isto porque se for o vendedor, esse preço pode ser muito menor do aquele que o comprador está disposto a pagar. E se for o comprador, ele pode ser bem maior do que o vendedor estava à espera. A primeira pessoa a falar num valor tem uma desvantagem tática que deve ser evitada a todo custo. Por isso, tenha paciência.

5. PREPARAÇÃO

Para fazer uma negociação de sucesso precisa de fazer o seu trabalho de casa. Chegue à conversa sabendo o que vale aquilo que quer, o que está disposto a pagar e o mais importante, tenha como pagar.
OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.