Crie o seu CV
Crie o seu CV
13/09/2017

10 Dicas para conseguir emprego

Para que conquiste o emprego pretendido, consulte estas 10 dicas infalíveis para encurtar o caminho até um novo emprego e saiba o que fazer.

Encontrar o emprego com que sempre sonhou exige muita dedicação. O trabalho para o conseguir pode ser cansativo e demorado, até que atinja os seus principais objetivos.

Por isso, para garantir que terá sucesso nessa conquista, existem algumas dicas que não pode deixar de seguir:

1.FAÇA UMA LISTA DAS EMPRESAS ALVO

Saber em que empresas gostaria de trabalhar é importante para que possa acelerar o processo de encontrar um novo emprego. Por isso, pesquise e faça uma lista com a maior quantidade de locais que considere serem potenciais empregadores. Divida as opções em três seções, tendo em conta as suas preferências: as suas preferidas, aquelas em que não se recusaria trabalhar e aquelas nas quais só trabalharia caso não tivesse outra alternativa.

2. SAIBA QUEM ESTÁ NO COMANDO

Saber quem está no comando das empresas nas quais gostaria de trabalhar é muito importante. Desta forma, pode tentar um contacto direto e exponenciar as oportunidades de ser contratado. Por isso, faça uma pesquisa para descobrir as pessoas certas a contactar e descubra informações importantes sobre elas, tendo em conta também quais as características que elas procuram num candidato.

3. ESCREVA MENSAGENS PERSONALIZADAS

Para cada contacto direto que faça terá que ter uma mensagem original. Evite criar um modelo para ser utilizado com todos, uma vez que as empresas possuem cargos diferentes e para cada caso as empresas procuram candidatos com características diversificadas.

4. CITE OS PONTOS PRINCIPAIS NO PRIMEIRO PARÁGRAFO

O motivo principal do seu contacto deve estar especificado logo no primeiro parágrafo do seu e-mail (ou então nas primeiras frases da sua conversa, caso o contacto inicial seja feito pessoalmente ou por telefone). Deixe claro os pontos essenciais como por exemplo, o que o levou aquela procurar a vaga, o que o qualifica como candidato ideal e de que forma poderá ajudar a empresa a atingir as suas metas.

5. DÊ EXEMPLOS CONCRETOS DAS SUAS CONQUISTAS

Exemplificar as suas conquistas em empregos anteriores também é imprescindível para chamar a atenção das empresas. Cite dados que demonstrem de que forma beneficiou o local onde trabalhou anteriormente e comente sobre as suas características profissionais mais relevantes.

6. INFORMAÇÃO PARA CONTACTO

Não se esqueça de disponibilizar informações para contacto no final do seu e-mail e de pedir uma resposta por parte de quem o vai recrutar, caso haja a possibilidade de agendar uma entrevista.

7. ASSISTENTE DO CONTACTO PRINCIPAL

Para as empresas que fazem parte da sua lista de empregos de sonho, procure entrar em contacto com algum assistente do contacto principal. Dependendo da disponibilidade do gestor da área para a qual deseja trabalhar, pode ser complicado entrar em contacto diretamente com ele e por isso deverá procurar alguém próximo que lhe possa transmitir o recado.

8. APENAS UMA MENSAGEM POR TELEFONE

Se decidir entrar em contacto por telefone, não exagere nas chamadas. Uma mensagem apenas deve ser suficiente. Passar a impressão de desespero só o afastará da vaga, porque não é isso que as empresas esperam de um bom candidato.

9. NÃO DESISTA

Por mais difícil que todos estes passos sejam, não desista. Ligue para todos os seus contactos, encontre todos os endereços de e-mail que devem receber a sua mensagem e faça o possível para que notem as suas competências profissionais. Mais uma vez, sem demonstrar desespero, claro.

10. NETWORKING + CONTACTO DIRETO

Caso seja possível, utilize a sua rede de contactos para conseguir o contacto direto que necessita. Fale com os seus colegas para saber se podem indicar o seu currículo, ou até mesmo agendar uma reunião com as pessoas certas de algum dos locais onde gostaria de trabalhar.

Por: Universia
OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.