22/11/2017
Evite estes 8 hábitos no emprego
Se quer garantir o seu sucesso profissional, fique a conhecer 8 hábitos incómodos que lhe podem custar o emprego e saiba como evitá-los.
Muitas vezes mantemos alguns hábitos que nos prejudicam e nem sequer nos apercebemos disso. Para se conseguir uma carreira de sucesso e assegurar um bom desenvolvimento profissional é fundamental saber controlar alguns hábitos e evitar alguns erros. Se quer saber de que maneira pode mudar algumas atitudes incorretas, fique a conhecer 8 hábitos incómodos que lhe podem custar o emprego:
1. CHEGAR ATRASADO
Se tem por hábito chegar atrasado ao trabalho, mude de atitude o quanto antes. Os atrasos são toleráveis quando acontecem ocasionalmente, mas quando se tornam num hábito, podem dar azo a uma saída antecipada.
2. SER NEGATIVO
Passar a vida a reclamar e só olhar para o lado negativo das situações também pode prejudicar a sua imagem profissional. As pessoas que têm este comportamento no ambiente de trabalho, além de prejudicarem o próprio desempenho, afetam o bom desenvolvimento da restante equipa.
3. PRECISAR DE AJUDA EM EXCESSO
Pedir ajuda quando não consegue desempenhar uma tarefa sozinho, ou quando tem alguma dúvida sobre determinada questão é algo natural e que deve ser feito para garantir um bom desempenho da equipa. No entanto, se passa a vida a precisar de auxílio, a sua imagem profissional pode ser prejudicada, pois pode passar a impressão de que não consegue fazer nada sozinho.
4. NÃO SABER COMO SE COMPORTAR EM REUNIÕES
Ter um comportamento inadequado em reuniões de trabalho é outra atitude que deve mudar o quanto antes. É importante mostrar que está interessado naquilo que os seus chefes e colegas de trabalho dizem, tirar notas e inclusive contribuir com a sua opinião ou com sugestões consoante o assunto discutido.
5. TER SEMPRE UMA DESCULPA
Quando cometer erros, não tente inventar desculpas para corrigi-los. Seja honesto sobre o que aconteceu e faça o possível para corrigir o engano da melhor maneira possível, garantindo que não o vai repetir.
6. SER PREGUIÇOSO
Deixar que a preguiça tome conta de si durante o horário de trabalho pode arruinar por completo a sua imagem profissional, já que seus chefes pensarão que você não se preocupa com o emprego. Por isso, faça sempre as suas tarefas e mostre que tem vontade de crescer naquela vaga.
7. USAR O TELEMÓVEL COM MUITA FREQUÊNCIA
Utilizar o telemóvel durante o trabalho com propósitos que não são profissionais, como por exemplo mandar uma mensagem a um amigo, é uma atitude que deve evitar. A não ser que tenha que resolver algo muito importante, faça o possível para evitar utilizar o seu smartphone com muita frequência.
8. USAR APENAS AS IDEIAS ALHEIAS
Algumas pessoas têm o terrível hábito de repetir as ideias de outras sem acrescentar qualquer sugestão que possa ser utilizada. Evite cometer este erro. Tente usar a sua criatividade e ofereça a sua própria opinião.