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29/11/2017

Novo emprego?

Sabe o que nunca deve fazer num novo trabalho? Acaba de conseguir um emprego e quer causar uma boa impressão perante toda a equipa logo no primeiro contacto? Então, deve ter atenção para não cometer alguns erros que prejudicam a sua imagem na empresa.

Veja quais são as 10 atitudes que deve evitar quando começar num novo emprego:

1. NÃO CHEGUE ATRASADO

Foi ensinado desde sempre que não se pode chegar depois do início das aulas. Ser pontual é um critério crucial, principalmente num novo emprego. É um facto que chegar atrasado logo no primeiro dia ou nas primeiras semanas vai criar uma imagem negativa de si. Para ter a certeza que não se vai atrasar, antes de iniciar funções na empresa, faça o caminho de casa até ao trabalho e saiba quanto tempo demora a chegar ao seu destino. Tenha sempre em conta os fatores que podem condicionar o seu percurso como: obras, chuva, trânsito ou qualquer outro tipo de problema.

2. NÃO SE VISTA DE MANEIRA INADEQUADA

Antes mesmo de iniciar o trabalho, fale com o seu chefe e com as pessoas dos RH para ter a certeza sobre o dress code mais apropriado para utilizar na sua primeira semana de trabalho. Não existe nada mais constrangedor do que aparecer de uma maneira inapropriada, e que resultará numa má impressão perante o seu chefe e colegas.

3. NÃO DISPENSE A ORIENTAÇÃO

Sempre que alguém inicia um trabalho precisa de algum treino para realizar as suas funções de maneira adequada. Se está a planear tentar saltar essa etapa ou dizer que já está apto (não estando), tire esse pensamento da cabeça. Mesmo que a pessoa responsável pelo seu estágio não seja o seu supervisor, eles estarão de olho em si. Evite qualquer tipo de comportamento que possa fazer com que o seu "treinador" reporte algum comportamento inadequado ao seu chefe.

4. NÃO ESPERE SEMPRE POR AJUDA

Independentemente de onde trabalha, existem ferramentas, processos e formas que fazem parte dos procedimentos rotineiros da empresa. Nem sempre vai ter os seus colegas a seu lado e disponíveis para lhe explicarem tudo o que é necessário. Se isso acontecer é porque é uma pessoa de sorte. Tente mostrar interesse e faça de tudo para aprender os conhecimentos básicos essenciais para realizar um trabalho de qualidade.

5. NÃO PEÇA AOS SEUS COLEGAS PARA REALIZAREM OS SEUS TRABALHOS

Uma ajudinha qualquer pessoa precisa quando inicia um novo emprego. Peça também ajuda sempre que se justifique. Mas cuidado: transformar a sua boa imagem numa figura odiada é muito fácil, basta pedir sempre que lhe façam o seu trabalho (perceba aqui o conceito de colaboração na série #MeEnsinaAí). Lembre-se contudo que se entrou no trabalho é porque os seus superiores acreditam no seu potencial para fazer as tarefas propostas. Claro que deve pedir ajuda em caso de dúvida, mas tente confiar em si mesmo e faça de tudo para lhes provar que é capaz de realizar as suas funções autonomamente.

6. NÃO FAÇA MUITAS CHAMADAS PESSOAIS

Certamente que sabe que quando está no trabalho deve realizar as suas funções em vez de ficar na conversa com os seus amigos ou com outras pessoas. Caso seja uma pessoa que recebe muitos telefonemas, deixe claro para quem lhe liga que está a trabalhar durante um determinado período de tempo e peça para que não lhe liguem durante esse horário, a não ser que se trate de uma emergência. Organize-se e esforce-se para não ficar muito tempo agarrado ao telemóvel. Deixe isso para o intervalo.

7. NÃO PEÇA UM AUMENTO

Antes mesmo de iniciar o trabalho, já sabia quais seriam os seus benefícios salariais. Portanto, não tente mudar os termos antes de começar a trabalhar. Esteja satisfeito com o que lhe foi proposto e acordado. Não espere nem peça um aumento antes de ter trabalhado o suficiente para mostrar o seu valor como funcionário.

8. NÃO TENTE MUDAR AS COISAS

Causar uma boa impressão é sempre o objetivo de quem começa num novo emprego, provando que fizeram a escolha certa ao contratá-lo. Mas, tenha cuidado com as dicas e opiniões sobre os seus métodos e estratégias durante os primeiros dias, para não causar uma má imagem perante os seus colegas. Primeiro, tem que dar tempo ao tempo para realmente descobrir o que faz no trabalho e aprender a realizá-lo da maneira mais correta. Só depois, com o decorrer do tempo e com o aumentar da experiência, poderá sugerir mudanças em oportunidades que entretanto surjam.

9. NÃO MINTA

Num novo trabalho é muito difícil saber tudo o que é necessário. A qualquer momento poderá ser solicitado para fazer algo que não sabe ou que não domina na totalidade. Em vez de dizer o que vai fazer, não tenha receio de dizer que não sabe como realizar determinada tarefa. Mas não é porque não sabe que não a irá fazer. A maneira mais correta de responder é: "eu não sei fazer, mas vou descobrir como se faz e já lhe respondo ". Simples, não é verdade?

10. NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA

A ansiedade pode surgir quando inicia uma nova jornada profissional. E, às vezes, deixa de fazer perguntas para colocar logo as mãos na massa. Nenhuma pergunta é idiota, qualquer dúvida vale a pena ser esclarecida. Por vezes as pessoas deixam os seus trabalhos devido a erros idiotas, muitas vezes apenas porque não chegaram a perguntar e a esclarecer as dúvidas no momento certo, levando-as muitas vezes a perder o emprego. Portanto, é essencial perguntar tudo o que precisa de saber para evitar o máximo de problemas possível.
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