Crie o seu CV
Crie o seu CV
15/09/2017

Está no caminho certo?

Analise o seu percurso e perceba se está no caminho certo em relação às suas ambições profissionais. Será o momento de procurar um novo desafio? Ou apenas precisa de um esforço redobrado para trazer de volta a sua antiga motivação? Reunimos cinco questões que o ajudam a perceber se o seu emprego atual é mesmo o melhor para a sua carreira.


1. Tem oportunidades de progressão de carreira?


Mesmo que ainda não tenha chegado a sua vez de obter uma promoção, é importante perceber quais as reais oportunidades de progressão no seu emprego atual. Analise o seu desempenho e trace um cenário possível para os próximos cinco anos na mesma empresa, tendo em conta a atual estrutura e volume de negócios. Se as perspetivas não o entusiasmam – e vislumbra um futuro de muitos anos nas mesmas funções, sem promoções ou novos desafios – talvez seja altura de estudar o que o mercado de trabalho tem para oferecer.


2. Está satisfeito com o seu salário?


Na situação atual do mercado português, com deterioração de salários e condições de trabalho, o mais provável é que não esteja satisfeito com o ordenado que leva para casa no final do mês. No entanto, é importante perceber até que ponto seria realista ambicionar um melhor salário para as suas funções e competências. Como ponto de partida, a base de dados Pordata apresenta o ordenado médio em alguns setores de atividade nacionais. Analise também as condições oferecidas por outras empresas (a partir de anúncios de emprego, por exemplo) e pese os prós e contras de arriscar uma mudança. Lembre-se de que deve ter em conta, além do salário base, outras regalias e oportunidades de progressão.


3. Consegue evoluir e ser desafiado constantemente?


Progredir não é apenas sinónimo de promoção na hierarquia da empresa. A nível profissional e pessoal, é importante que esteja num ambiente de constante aprendizagem e desafio. Olhe para o seu emprego atual e avalie se está a adquirir competências essenciais e inovadoras para a sua carreira ou se, pelo contrário, está preso nas mesmas funções rotineiras. Para escapar à estagnação, invista em formação complementar fora do local do trabalho. Poderá usar as novas competências como alavanca a uma progressão na empresa onde já trabalha, ou como fator de diferenciação, na procura de um novo emprego.


4. Acredita no potencial do serviço/empresa onde está?


Vê o seu atual emprego apenas como uma ocupação temporária ou como uma conquista importante na carreira que ambiciona? Qualquer que seja o caso, é importante que esteja motivado a dar o melhor de si pelo projeto de que faz parte. É esta crença no potencial da empresa que o incentiva diariamente a conquistar uma carreira de sucesso, mesmo em empregos que à partida estariam longe das suas ambições.


5. Fala muito do seu emprego fora do local do trabalho?


Não consegue parar de falar de trabalho, mesmo perante o ar de tédio de amigos e família? Das duas uma, ou adora o que faz ou sente-se miserável no emprego atual. Se a resposta for esta última hipótese, é altura de criar mudanças na sua vida. Fale com as chefias e tente encontrar outras tarefas mais motivadoras na empresa. Caso tal não seja possível, esteja atento a novas oportunidades no mercado de trabalho.


 


Por: Saldo Positivo

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.