Crie o seu CV
Crie o seu CV
22/09/2017

Cinco erros mais comuns cometidos no LinkedIn

Com cerca de 1,1 milhões de utilizadores ativos, o LinkedIn continua a ser uma rede indispensável para quem está à procura de trabalho. Mas para conseguir destacar-se nesta plataforma e captar o interesse dos recrutadores há alguns cuidados a ter em conta, como manter o seu perfil atualizado. Fique a conhecer os cinco erros mais comuns na gestão de um perfil de Linkedin e descubra como corrigi-los.


1. TEM UMA FOTOGRAFIA POUCO PROFISSIONAL


A fotografia é a porta de entrada para o seu perfil. Neste sentido, é importante mantê-la atualizada. Mas isso não significa que tenha de atualizar a sua foto de perfil sempre que vai a um evento. Evite colocar fotos tiradas em eventos sociais familiares ou com amigos e prefira fotos com um fundo branco, com ar profissional. E lembre-se: Não colocar fotografia no seu perfil também não é uma opção a considerar. O próprio LinkedIn informa os seus utilizadores que um perfil com imagem tem 14 vezes mais hipóteses de chamar a atenção de ‘head-hunters’.


2. NÃO PREENCHE O SEU CURRÍCULO


Deixar o seu currículo e resumo incompletos é outro erro. Desde a sua função atual até à descrição do que fazia no seu anterior emprego, deve ser o mais específico possível na informação que partilha. Pense como um recrutador: Quanto mais informações fornecer sobre o que aprendeu e o que fazia, mas facilmente um recrutador consegue perceber se é a pessoal ideal para ocupar uma determinada função. O portal norte-americano Inc.com especifica que até a descrição da sua função deve ser detalhada. Por exemplo, em vez de colocar “Trabalhador Freelancer” ou “Marketing” prefira usar os termos mais específicos, como “Designer gráfico ” ou “Diretor de Marketing”.


3. FICA À ESPERA QUE O SEU PERFIL SEJA UMA PORTA DE ENTRADA


Seja um utilizador ativo do LinkedIn. Partilhe notícias que se destaquem na sua área de atividade e adira a grupos relacionados com a sua profissão ou com áreas onde pretende aprofundar conhecimentos. Além de mostrar que está atento à atualidade, é uma forma de conseguir fazer novas conexões.


4. NÃO TEM RECOMENDAÇÕES


Outro ponto fundamental a não descurar no seu perfil refere-se às recomendações, explica a Inc.com. Recorde-se que para um futuro empregador pode ser fundamental verificar o que dizem sobre si, enquanto profissional e quais as qualidades mais destacadas. O problema é que nem sempre é fácil conseguir preencher este ponto, visto que as recomendações são facultativas e dadas por outros utilizadores. Uma forma de preencher este campo passa por pedir aos utilizadores com os quais trabalhou que deem a sua opinião.


5. O SEU PERFIL TEM ERROS ORTOGRÁFICOS


 Segundo a Business Insider, os erros ortográficos mais comuns encontram-se nos nomes das empresas onde os utilizadores trabalharam, funções e até nos nomes próprios. Seja exigente com o seu perfil, da mesma forma que é com o seu CV em papel. Lembre-se que é possível que o seu perfil consiga chegar a mais pessoas do que um currículo exemplar.

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.