Crie o seu CV
Crie o seu CV
05/07/2017

Como lidar com o nervosismo?

Participar num processo de recrutamento gera grandes expectativas nos candidatos, sobretudo quando conseguem chegar às fases finais do recrutamento para a vaga que tanto desejam. O problema desta expectativa é que ela pode transformar-se em nervosismo ou ansiedade excessiva e, ao sentir-se nervoso durante uma entrevista presencial, pode acabar por prejudicar o seu desempenho.

Qualquer candidato fica nervoso antes de uma entrevista – a experiência é desafiante e exige o melhor dos participantes. No entanto, quando aprende a controlar os sintomas, o candidato não consegue transparecer ao recrutador que estava a sentir-se a desesperar minutos antes de iniciar a conversa.

Aqui vão alguns conselhos para lidar com o nervosismo durante uma entrevista de emprego:

PLANEIE E PREPARE-SE BEM PARA O DIA

As entrevistas são agendadas. Portanto, o candidato deve-se preparar com antecedência para o dia da entrevista. É preciso decidir como é que se vai deslocar até ao local e quanto tempo demora a fazer o percurso entre casa e o local para não chegar atrasado. Além disso, um dia antes, é necessário fazer atividades que fomentem o seu bem-estar e que o ajudem a descomprimir, dormir bem a noite e iniciar o dia com uma alimentação saudável e leve. Desta forma o corpo lidará melhor com a pressão.

CHEGUE COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA

Chegar em cima da hora pode gerar ainda mais nervosismo para o candidato. Ser pontual não significa chegar uma hora mais cedo – 15 a 20 minutos é o tempo ideal para evitar imprevistos antes da entrevista. Para evitar eventuais percalços, o candidato deve saber o local exato do encontro e quem deverá procurar nesse dia. Caso chegue um pouco mais cedo, aproveite e vá beber um café ou passar uma vista de olhos pelos jornais do dia antes de se apresentar para a entrevista. Apresentar-se no local da entrevista com 10 minutos de antecedência é mais do que suficiente.

PREPARE-SE PARA A ENTREVISTA

Reservar algum tempo para se preparar para a entrevista ajuda a deixar o candidato mais calmo. Deve estudar a empresa, os requisitos da vaga, relembrar as habilidades, falar sobre as competências e experiências, treinar com perguntas padrão. Prevenir-se é fundamental, pois, caso o candidato se sinta nervoso, já terá em mente os assuntos que treinou anteriormente. Assim dificilmente se vai esquecer do que responder. Caso tenha dificuldade em lembrar-se de tudo o que preparou, aqui fica uma dica: faça uma linha de tempo. Desta forma, será mais fácil memorizar.

CONTROLE A ANSIEDADE

A ansiedade é a grande inimiga dos candidatos. O candidato deve aproveitar os minutos anteriores à entrevista para respirar fundo e manter a calma. Uma dica valiosa é procurar saber aquilo que o deixa mais ansioso e tentar resolver diretamente o problema. Ao controlar a ansiedade, passará a sentir-se mais confiante.
Ao longo da entrevista é necessário concentrar-se nas perguntas do seu interlocutor e não em problemas externos. E antes de responder, respire fundo enquanto pensa na melhor resposta.

PENSE POSITIVO

Encarar o desafio de forma positiva faz toda a diferença. Encarar a entrevista como um julgamento ou pressão não é certamente o melhor caminho. O candidato deve lembrar-se de ocasiões em que foi bem sucedido no passado e concentrar-se nos seus pontos fortes para aquela posição – além de que deve ter ainda em mente que ninguém é perfeito.

Por Universia
OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.

OFERTA EXCLUSIVA

A VINSO oferece-lhe a oportunidade de usufruir gratuitamente de acompanhamento na construção e gestão do seu currículo.


* respeitamos a sua privacidade, NUNCA enviaremos SPAM; a qualquer momento pode cancelar a sua subscrição.