11/08/2017
Saiba quais as competências de comunicação mais importantes
Qualquer que seja a área ou a posição é fundamental que tenha boas competências comunicativas. E se não as tem, pode desenvolve-las. Sim, é verdade. Basta que trabalhe algumas capacidades essenciais para a comunicação interpessoal.
São 10, fique a conhece-las agora:
1. SABER OUVIR
Para ser um bom comunicador tem que ser um bom ouvinte. Só assim a comunicação pode funcionar. Senão pense. Ninguém gosta de comunicar com alguém que não presta a devida atenção ao que está a ser dito. O primeiro passo para comunicar de forma eficaz é ouvir (também) de forma eficaz. Se necessário, clarifique ou reformule a mensagem para garantir que realmente percebeu.
2. PRESTE ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
Nem só de palavras é feita a comunicação. A linguagem corporal, o contacto visual, os gestos ou até o tom de voz utilizado podem ser importantes para perceber ou, por outro lado, transmitir a mensagem de forma clara e eficaz.
3. SEJA CLARO E CONCISO
Ou por outras palavras, seja direto. Se divagar vai perder a atenção de quem ouve a sua mensagem e pode correr o risco de não passar a mensagem de forma correta. Portanto, pense bem na mensagem que quer transmitir, isso vai ajudá-lo a ser claro na sua mensagem, sem falar demasiado ou sem confundir a sua audiência ou o “alvo” dessa mesma mensagem.
4. SEJA AMIGÁVEL
Usar um tom amigável ou apenas um sorriso, encoraja as pessoas à sua volta a comunicarem consigo, tanto pessoalmente, como por telefone ou email.
5. MOSTRE CONFIANÇA
É fundamental revelar confiança em todas as suas interações. Desta forma assegura que acredita no que está a dizer. Mas atenção, tenha cuidado para não soar a agressivo ou arrogante.
6. EMPATIA
Nem sempre é possível estar de acordo com tudo e todos. Faz parte. Mas mesmo nessas situações, mostre que respeita e entende os outros pontos de vista ou opiniões. Assim, não só revela que está a ouvir (como apontamos anteriormente), como também mostra que aceita e valoriza opiniões diferentes das suas.
7. TENHA MENTE ABERTA
Um bom comunicador é aquele que é capaz de ser flexível, para ouvir e tentar perceber ideias ou opiniões distintas. E mais, está disposto a dialogar sobre esses assuntos.
8. RESPEITE
Já diz o ditado: “respeite para ser respeitado”. Os bons comunicadores sabem disso e percebem que as pessoas à sua volta estarão mais predispostas a comunicar com eles se sentirem que as suas ideias/opiniões são respeitadas.
9. DAR E RECEBER FEEDBACK
Um bom comunicador está pronto para dar e receber feedback sobre o trabalho desempenhado. Não só percebe a importância deste feedback, enquanto ferramenta de melhoria dos colaboradores, como também sabe fazê-lo.
10. SABER ESCOLHER O MEIO DE COMUNICAÇÃO
A última mas não menos importante. Parte essencial da comunicação eficaz passa pela escolha do meio de comunicação. Não basta saber comunicar, há que saber como o fazer. A ideia é que mediante o assunto em discussão saiba definir qual o canal de comunicação – daqueles que tem ao seu dispor (email, telefone ou interações pessoais) – mais adequado para transmitir a mensagem.
COMUNIQUE-SE!
É bem conhecida a importância das competências de comunicação em contexto laboral. Aliás, não é à toa que é uma das soft skills mais procuradas. E se antes já achava que as tinha, agora só precisa de garantir que as melhora.